E a sua reputação profissional, como anda?

“Os desafios que temos diante de nós são reais. São sérios e não serão superados facilmente ou em curto período de tempo… Mas serão superados”.
Barack Obama em seu discurso de posse

Por: Anabela Marcos

A palavra do momento? Crise! Sim, é uma realidade. E quem ainda não sentiu na pele, só ouviu falar, não pense que é um assunto distante. É bom estar preparado porque trata-se se um panorama de uma conjuntura económica, política e social. Ou seja, o quadro é generalizado, e vai atingindo a tudo e todos em diversas proporções, e mais dia, menos dia ela poderá embater na sua empresa. Está tudo mais caro, é facto! Da matéria-prima aos produtos, passando pelos serviços. E a lógica é bastante simples: se as saídas aumentam, o lucro reduz. Há que diminuir custos, fazer cortes. O cenário não é dos mais animadores, mas o certo é que, mais do que nunca, as suas competências profissionais devem estar em evidência diante daqueles que o circundam no meio profissional.
É importante não se render ao pessimismo, mas antes pelo contrário, reforçar o ânimo, e mais do que nunca ter atitudes positivas que vão ajudar a promover a sua carreira. Ter credibilidade profissional nesta fase, poderá garantir a permanência no emprego, afinal o empregador precisa manter aqueles que fazem a diferença e somam forças para superar esta fase. E caso o pior aconteça e perder o emprego, lembre-se que a indicação por referência têm sido um dos métodos preferidos de recrutadores e empresas para preencher vagas em aberto, e neste sentido, uma boa reputação profissional faz toda diferença.
E a sua reputação profissional, como anda? Que tal fazer imediatamente uma auto-avaliação considerando os seguintes critérios?
• Como está o seu desempenho?
• Os seus clientes estão satisfeitos com o serviço que presta?
• Como anda o seu relacionamento com os colegas de empresa?
• Você é um activo útil para uma organização?
• O que pensam os seus colegas de si?
• Qual tem sido a tua contribuição para o sucesso da empresa?
• Você tem agregado valor?
Faça uma reflexão em torno dessas questões e assegure-se que tem um plano para enfrentar este período de crise. Se tiver dúvidas nesta trajectória e não deixe de procurar ajuda se precisar se orientação profissional.



Deixe uma resposta